História Cultural da Igreja

Dos tempos de Cristo ao Império Bizantino

Ninguém poderia imaginar que, a partir de simples pescadores da Galiléia, uma nova religião poderia conquistar o império romano e espalhar-se por todo o mundo. Mais do que isso, o cristianismo protagonizou o desenvolvimento da Europa e legou-nos grande parte da cultura ocidental. Infelizmente, ainda são poucos os cristãos que conhecem as dificuldades enfrentadas pela Igreja durante os primeiros séculos de nossa era. Foram obstáculos não apenas materiais, com perseguição de morte, mas também sociais, geográficos e teológicos. Por isso, o Centro Universitário do Pacaembu organizou este curso de introdução a alguns dos temas mais caros à história cultural do cristianismo.

É um curso de história da Igreja?

No sentido tradicional da expressão, não. Cursos e livros sobre o assunto abordam temas como a vida dos santos, concílios, heresias, ordens religiosas etc. Neste curso, o conteúdo está voltado para aspectos culturais do desenvolvimento da Igreja Cristã, por exemplo: os costumes das primeiras sociedades onde a Igreja chegou, o legado judaico, polêmicas em torno da utilização de imagens no cristianismo e outras religiões monoteístas, a tradição cristã no Oriente etc.

A quem se direciona o curso?

Jovens universitários ou todos aqueles que buscam compreender melhor a história da Igreja Cristã.

Onde será realizado?

No Centro Universitário do Pacaembu, localizado na Rua Turiaçu, 99, em Perdizes, São Paulo – SP. Datas e horários das aulas abaixo.

Conheça a programação

Confira os conteúdos que serão abordados ao longo de 7 aulas, entre junho e novembro de 2017:

“O MUNDO NO SÉCULO 1”

(16/6, sexta, às 20h30)

A fim de compreender o surgimento da Igreja Cristã, é indispensável penetrar no universo em que viveram Cristo e os apóstolos, as camadas sociais de sua época, seus protagonistas políticos, as diferenças regionais e práticas do cotidiano. Eis também uma ferramenta valiosa para uma leitura mais criteriosa das escrituras.

1

“O JUDAÍSMO ANTIGO”

(24/6, sábado, às 15h30)

Em continuação à primeira aula sobre os tempos de Cristo, vamos explorar a importância da religião na vida das comunidades judaicas do primeiro século. As divergências existentes entre grupos como os fariseus, saduceus, essênios, dentre outros, além da história da construção e destruição dos primeiro e segundo templo de Jerusalém, lugar central da espiritualidade judaica antiga.

2

“A IMAGEM DE CRISTO”

(22/7, sábado, às 15h30)

Trata-de de uma viagem através das representações de Jesus Cristo através da pintura, escultura e cinema ao longo de quase 2 mil anos de história.

3

“A VISÃO DE CONSTANTINO”

(19/8, sábado, às 15h30)

Como foi que o império romano tornou-se cristão? Quais foram as conseqüências dessa mudança? Foi o cristianismo que levou à queda do império? Estas são algumas das questões que serão abordadas na aula sobre um dos momentos mais importantes da história da Igreja.

4

“O AVANÇO ISLÂMICO”

(23/9, sábado, às 15h30)

Compreender a cultura e crenças das comunidades islâmicas desde seu surgimento é uma das obrigações de qualquer estudioso cristão de nosso tempo. Por isso, essa aula pretende expor as principais idéias e passado dessa religião que rivaliza com a Igreja Cristã há séculos.

5

“ICONOCLASMO E ANICONISMO”

(21/10, sábado, às 15h30)

A utilização de imagens pelo catolicismo permanece como combustível de discussões há séculos. Porém, muitas vezes a polêmica resultou em conseqüências muito mais graves do que o relativismo contemporâneo é capaz de imaginar.

6

“O GRANDE CISMA”

(18/11, sábado, às 15h30)

Há quase mil anos, parte da Igreja do Oriente separou-se da Igreja de Roma. Quais foram os motivos para tal decisão que chegou até nossos dias? Apesar do passado em comum com o Ocidente, quais práticas religiosas e quais desafios modernos são particulares da espiritualidade cristã oriental?

7